


O Festival Internacional de Teatro Físico e Artes de Rua 'INOPINADO' é um festival que procura promover a criação e a fruição do teatro mais vanguardista e contemporâneo que tem como ponto de partida o Teatro Físico.
No panorama artístico europeu, o Teatro Físico é o motor de criação para companhias que se apresentam pelo mundo com o seu trabalho que hoje é de referência.
Esta ramificação do Teatro é o principal motor da Criação Cénica Contemporânea que se alimenta da multidisciplinariedade. Áreas performativas como o Teatro de Objetos, a Magia, Marionetas, a Dança e o Circo formam parte deste repertório.
Coimbra conta uma grande quantidade de artistas, infraestruturas e circulação de espetáculos, no entanto, a presença de um espaço onde a criação contemporânea e vanguardista possa ser discutida é uma mais-valia, não só para a cidade, mas para toda a zona centro do país. O INOPINADO procura ser esse espaço com o objetivo de fortalecer o tecido artístico, transformando a cidade num lugar de reunião essencial para artistas locais, nacionais e internacionais.
Procuramos aproximar as Artes Cénicas da comunidade considerando que a experiência social e cultural perante as artes é despertada pelo contacto com as práticas, e por isso, para nós é primordial fortificar, produzir e enriquecer a experiência artística do público em geral.
Ao adotar uma filosofia de inclusão e diversidade, o INOPINADO pretende também ser um espaço para a experimentação, a troca de ideias e reflexão, dando a oportunidade de vivenciar o Teatro Físico gerando experiências cénicas para todas as idades.
Queremos gerar uma relação forte entre o público e as Artes Performativas, pondo especial foco no público geral através de formações, espetáculos de rua, conferências e outras atividades paralelas.
A colaboração entre a associação O ELEFANTE NA SALA de Coimbra e a ESCUELA INTERNACIONAL DE TEATRO ARTURO BERNAL (EITAB) de Madrid tem-se revelado para a zona centro e para o país numa mais-valia na disseminação das práticas artísticas contemporâneas. Em 2023 teve lugar em Coimbra a formação “Da máscara neutra, aos 4 elementos e a construção do personagem”, com o diretor da EITAB, Arturo Bernal; em 2024 “A festa da criação nos terrenos do Grotesco”. Desta vez com a apresentação pública do trabalho desenvolvido e com a realização de um desfile pelas ruas da baixa de Coimbra.
Com os olhos postos no futuro capaz de intensificar esta colaboração Coimbra-Madrid, o festival MUEVE (FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO FÍSICO DE MADRID) apresenta-se como um próximo parceiro e modelo a seguir. Com o apoio da Câmara de Municipal de Madrid, oferece uma programação vasta de espetáculos, formações e conferências ao público geral com o objetivo irmão de aproximar as artes cénicas do público através da apresentação e discussão de objetos artísticos vanguardistas e contemporâneos. O ELEFANTE NA SALA conta para esta edição com o apoio de Waldo Rosales, promotor e produtor do festival MUEVE para o apoio à produção, assim como na organização da vinda de profissionais de Madrid para espetáculos e participação em conferências.
COIMBRA - MADRID.
03
03 - 07 SET | COIMBRA | 24H
'Oficina de Construção de Máscaras da Commedia dell'Arte',
com Nuno Pino Custódio (PT)
06
06 SET | COIMBRA | 17H30
Conferência 'A Loucura vai salvar - nos',
com Hugo Inácio (PT)
13
13 SET | COIMBRA | 5H
Masterclass com Arruada
'Aula Magistral de Comédia Contemporânea',
com Arturo Bernal (ES) e Hugo Inácio (PT)
15
15 - 19 SET | COIMBRA | 25H
Workshop Teatro Físico
'Bufão contemporâneo e Cabaret',
com Arturo Bernal (ES)
20
20 - 21 SET | COIMBRA | 14H
Workshop Teatro-Dança
'Dança falada Teatro dançado',
com Aldara Bizarro (PT)
PROGRAMA. FORMAÇÕES
03
03 SET | MIRANDA DO CORVO | 16H
Espetáculo 'Sítio' da Companhia da Chanca,
na Casa das Artes de Miranda do Corvo
26
26 SET | COIMBRA | 21h30H
Espetáculo 'Os inocentes descendentes dos indecentes' do coletivo Afterparty,
no CITAC
27
27 SET | COIMBRA | 21h30H
Espetáculo 'Fiasco' do coletivo P A N I C O T E A T R O (ES),
no Grémio Operário
--
A DEFINIR | LOUSÃ
Espetáculo 'Sítio' da Companhia da Chanca,
pelo Teatro Municipal da Lousã
PROGRAMA. ESPETÁCULOS
'Normalizou-se o conflito, e o "outro é uma ameaça constante. Deforme é quem procura viver sem esse conflito, quem faz do amor e do carinho o seu modo de vida. Utópico, não? Bastante! O teatro tem de voltar a ser esse lugar onde a utopia pode ser resgatada em festa!’
Hugo Inácio, Diretor pedagógico da SA.LA Escola de Teatro Físico em Coimbra
COM O APOIO
Copyright © 2025 O Elefante Na Sala Associação. All rights reserved




































